Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Notícias

RJ - todos

Porteiro Amigo no bairro Botafogo/RJ

BAIRRO DE BOTAFOGO RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ PROGRAMA “PORTEIRO AMIGO DO IDOSO”  

Criada em 2010 pelo Grupo Bradesco Seguros, iniciativa pioneira e gratuita chega a novos bairros do Rio de Janeiro  

No dia 23 de junho, terça-feira, começa a primeira turma do programa Porteiro Amigo do Idoso realizada longe do “berço” do programa: o bairro de Copacabana. A iniciativa criada pelo Grupo Bradesco Seguros – que visa a capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer-lhes soluções e cuidados adequados às suas necessidades – é inédita em outros bairros cariocas e chega pela primeira vez em Botafogo. Essa é a primeira expansão do programa na cidade do Rio de Janeiro, onde o programa foi concebido em 2010. Depois de Botafogo será a vez dos bairros do Flamengo (agosto e setembro) e da Tijuca (novembro e dezembro) receberem as primeiras turmas do curso. As aulas serão realizadas nos dias 23, 24 e 25/06, no Senac Botafogo, na Rua Bambina, número 107. Os interessados podem se inscrever pelos telefones 3138-1480.

Foram capacitados cerca de 100 profissionais de portaria em Copacabana apenas este ano. O programa, inteiramente gratuito, busca capacitar o porteiro a atuar de forma preventiva na resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para a segurança, autonomia, mobilidade e independência da população longeva. Com formação multidisciplinar e carga horária total de 12 horas, as capacitações são divididas em três aulas.

Os porteiros foram apontados como “o melhor amigo do idoso”, em pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 32 países, com 1500 pessoas da terceira idade. Lançado há cinco anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o programa chegou, dois anos mais tarde, ao bairro de Higienópolis, em São Paulo, e este ano chegou a Minas Gerais, em Belo Horizonte, e ao Espírito Santo, nas cidades de Vitória e Vila Velha. Nos próximos meses os bairros cariocas de Flamengo e Tijuca também serão contemplados nesta etapa de expansão do curso.

Ministradas pelo Senac RJ, as aulas de capacitação, em 2015, começaram em 24 de março e se estenderão até janeiro do próximo ano. Até o momento, já foram capacitados mais de 1000 profissionais. Para 2015, estão previstas 50 turmas, com até 25 participantes cada, totalizando 1.250 porteiros – devendo chegar a mais de 1700 profissionais treinados desde o início do programa.

 — O programa Porteiro Amigo do Idoso ganha ainda mais projeção. Estamos levando a capacitação a novos bairros do Rio de Janeiro e a novas cidades. Esse investimento faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar — explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

De acordo com o Censo 2012, a população de idosos era de mais de 20 milhões, o equivalente a cerca de 11% do total. Até 2050, a estimativa é que esse universo triplique, chegando a 64 milhões de habitantes, ou seja, 30% da população, a mesma proporção apresentada pelo Japão.

O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

AULAS DE CAPACITAÇÃO

Durante as oficinas de capacitação, os porteiros aprendem a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Para isso, a oficina promove uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés e nas mãos, entre outros artifícios, de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

— O objetivo do Programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Aquele que está preparado para lidar com o idoso, está preparado para lidar com qualquer público — destaca Eugênio Velasques. 

Confira abaixo o calendário do curso do programa "Porteiro Amigo do Idoso" no Rio de Janeiro:

Junho – 23, 24 e 25/06 – Senac Botafogo

Julho – 01, 02 e 03/07 - Senac Botafogo 

Sobre o Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, líder do setor de seguros no Brasil e patrocinador oficial dos Jogos Rio 2016, tem atuação multilinha em âmbito nacional. No primeiro trimestre de 2015, seu faturamento atingiu R$ 13,5 bilhões nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Tal valor representou evolução de 19,4% em relação ao totalizado no mesmo período de 2014. Esse faturamento mantém o Grupo Segurador na liderança do mercado nacional de prêmios de seguros, rendas de contribuição e receitas de capitalização.

Sobre o Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 68 anos na profissionalização de mão de obra para setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 77% de empregabilidade em 2013, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio de Janeiro, de 2010 a 2013 o Senac RJ passou de 13 mil a para 81 mil alunos.

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo