Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Notícias

RJ - todos

Rio Grande do Sul sai na frente com projeto Município para todas as idades

banner-ilc2.jpgAs cidades precisam se preparar para o crescente número de pessoas longevas, em especial no Brasil, que já não é “um país jovem”, conforme slogans da década de 1960. A preparação dos municípios para o expressivo aumento da população idosa leva em consideração que, em todo o país, enquanto o número de idosos duplicou nos últimos 20 anos, no mesmo período houve redução da quantidade de pessoas com menos de 25 anos. Além disso, nos últimos cinco anos, a taxa de fecundidade está abaixo do nível de reposição - uma tendência que revela a diminuição do número de pessoas que poderiam prestar cuidado aos mais velhos. Colocado esse desafio para as famílias, o cuidado adquire caráter coletivo para a construção de soluções e de políticas públicas específicas para a população idosa. 

Veranópolis, no Rio Grande do Sul, situada na Serra Gaúcha, é conhecida como “terra da longevidade”, por ter sido sempre um município de longevos. A cidade vem promovendo iniciativas para a sua extensa população idosa e não para nunca, por exemplo, a partir de 1994, o setor de Geriatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, iniciou pesquisas com os idosos de 80 anos ou mais, com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde e Assistência Social. Desde então, mais de 30 trabalhos científicos vêm estudando as características da longevidade local. 

No dia 27 de março, a Prefeitura de Veranópolis e o Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) avançaram mais um passo na direção de tornar Veranópolis um município amigável para os idosos e para pessoas de todas as idades, de acordo com os princípios do “envelhecimento ativo” estabelecidos pela OMS. Entre os participantes do projeto “Veranópolis - Município Para Todas As Idades”, o Conselho Municipal do Idoso desempenha um papel chave, por sua representação da população idosa local e como gestor do Fundo Municipal do Idoso, que viabilizará a execução da proposta, por meio da contribuição proporcionada pela empresa Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do grupo CPFL Energia. 

O início da nova etapa do projeto foi marcado pela assinatura do Termo de Compromisso entre a RGE e a Prefeitura de Veranópolis, além da entrega simbólica de cheque no valor de R$ 300 mil, destinado ao Fundo Municipal do Idoso, que será aplicado conforme deliberação do Conselho Municipal do Idoso de Veranópolis. 

O ponto de partida deste projeto é o envelhecimento populacional e a consequente necessidade de responder a esta mudança demográfica que ocorre em paralelo com várias outras mudanças, como por exemplo, a diminuição no tamanho de famílias e a crescente participação de mulheres no mercado de trabalho. Ancorado na perspectiva de direitos humanos, o projeto visa à inclusão do cidadão veranense na formulação de políticas públicas que lhes dizem respeito. Entre as etapas do projeto “Veranópolis - Município Para Todas As Idades” estão o estabelecimento de um mecanismo para envolver pessoas idosas do início ao fim; a fixação de uma medida de linha de base do município; a elaboração de um plano de ação e a identificação e aplicação de indicadores de monitoramento. 

 

BREVIDADES ILC - Informativo do Centro Internacional de Longevidade Brasil (InternationalLongevity Centre Brazil – ILC-BR) – uma usina de idéias com impacto nas políticas públicas para o envelhecimento populacional

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo