O marco da Bossa Nova no Brasil foi o lançamento do LP de João Gilberto, Chega de Saudade, de 1959. Porém, sete anos antes, um pianista e compositor carioca lançava as bases desse gênero.
Johnny Alf nasceu Alfredo José da Silva, em 19 de maio de 1929, no Rio. Quando tinha três anos, o pai morreu, e a mãe foi trabalhar como lavadeira na casa de uma família que acabou apadrinhando o pequeno Alfredo. Aos nove anos, começou a estudar piano com a profa. Geni Alves, que percebeu seu talento e ofereceu uma formação rígida, voltada ao erudito. Além dos clássicos, Alfredo também gostava de ouvir Carmem Miranda, Francisco Alves e Sílvio Caldas. Na rádio Cruzeiro do Sul, teve acesso ao jazz: Stan Keaton, Billie Holiday e Nat King Cole.
Nos anos 1940, Alfredo foi convidado a tocar piano em eventos do Instituto Brasil Estados Unidos (Ibeu) e fez apresentações para a Rádio do Ministério da Educação. Foi nessa época, que o nome Johnny Alf surgiu: Alf já era seu apelido na escola e Johnny, por ser popular nos EUA.
Em 1949, Alf se tornou integrante do Sinatra-Farney Fã Club e passou a se apresentar no clube. Ele costumava se apresentar por horas, e os ouvintes imploravam para que ele não parasse de tocar. Dick Farney abriu as portas para seu primeiro emprego: pianista da Cantina do César, um piano bar em Copacabana.
Em 1953, Johnny Alf lançou um disco com a música Rapaz de Bem que, com sua complexidade e ritmo sincopado, é considerada por alguns historiadores como precursora da Bossa Nova.
Entre 1954 e 1955, tocou no bar do Hotel Plaza, frequentado por muitos músicos em começo de carreira, como Tom Jobim, João Gilberto e Dolores Duran. Tom Jobim ia ao Plaza ouvir Alf, que ia ao Tudo Azul assistir Tom.
Apesar de ter sido apelidado de Genialf, ele nunca ocupou posição de destaque. O fato de ser negro, gay e de origem pobre em um país racista, homofóbico e classista, além de sua personalidade reclusa, fez com que ele ficasse sempre em 2º plano. O seu prestígio nunca esteve à altura da sua genialidade. Passou os últimos anos em um lar para idosos e morreu em 2010.
O show em Nova York que ‘lançou’
a Bossa Nova no mundo há 60 anos
- André Bernardo
- Do Rio de Janeiro para a BBC News Brasil
24 novembro 2022
Rio de Janeiro, novembro de 1962. O telefone toca na casa de Roberto Menescal.
Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores (MRE) convida o músico, então com 25 anos, para participar de um show de bossa nova dia 21, no Carnegie Hall, em Nova York.
"Não posso ir. Tenho
pescaria em Cabo Frio", avisou. "Mas, não dá para desmarcar?",
insistiu o homem, surpreso com a recusa. "Não dá. Aluguei até um
barco", explicou.
Ao desligar o telefone, Menescal ainda se perguntou: "Carnegie Hall? O que será isso? Um teatro, um festival, um bar?".
Chegou a pensar que o tal show
seria uma daquelas "reuniõezinhas informais" que a turma da bossa
nova fazia no apartamento da cantora Nara Leão na Avenida Atlântica, em
Copacabana. Não era.
Dias depois, o telefone tocou
novamente. Ao atender a ligação, reconheceu a voz de Tom Jobim: "Menesca,
você tá louco? Me falaram que não vai tocar com a gente no Carnegie
Hall…". "Ih, Tom, já tenho compromisso!", confirmou. "Mas,
por quê?", quis saber. "Marquei pescaria em Cabo Frio", voltou a
dizer.
Tom não aceitou "não"
como resposta. Menescal ainda argumentou dizendo que não era cantor. E que, por
questões financeiras, não poderia levar seu grupo.
Apenas dois artistas viajaram
com seus respectivos conjuntos: Oscar Castro Neves e Sérgio Mendes. Nisso,
Mendes se ofereceu para tocar com Menescal.
"O Menescal representa a
inocência da bossa nova. É o sujeito que, por pouco, não participou do show
porque queria pescar. E, ao contrário dos demais, precisou voltar antes porque
ia se casar", analisa a jornalista e historiadora Bruna Ramos da Fonte,
autora de Essa Tal de Bossa Nova (Editora Rocco).
"Ainda hoje, aos 85 anos,
esbanja jovialidade. É como se o tempo não tivesse passado para Roberto
Menescal".
Curiosamente, o homem que
encorajou Menescal a participar do concerto quase desistiu da viagem. Tinha
medo de avião. Foi convencido, na última hora, pelo escritor Fernando Sabino
(1923-2004): "Você vai vencer, Tom. A partir desta noite, o mundo vai te
ouvir".
Uma noite no Carnegie Hall
A ideia de alugar a mais
tradicional casa de shows de Nova York para um show de bossa nova partiu do
empresário Sidney Frey.
O dono da gravadora Audio
Fidelity esteve no Rio em setembro de 1961 e gostou muito do que viu e ouviu no
Beco das Garrafas, um famoso reduto bossa-novista em Copacabana.
Sua ideia original era convidar
apenas Tom Jobim e João Gilberto, mas, logo, mudou de ideia.
Para anunciar o evento, Frey
convocou uma coletiva de imprensa no Copacabana Palace. Aos repórteres,
declarou que ainda estava selecionando os artistas que levaria para Nova York.
A maior parte das passagens
aéreas foi paga pelo Itamaraty. A Varig chegou a fornecer algumas.
Houve artista que, segundo o
escritor Ruy Castro, ganhou patrocínio. A passagem de Agostinho dos Santos foi
custeada pela gravadora RGE, a de Caetano Zama pelos violões Di Giorgio e a de
Ana Lúcia pelos Diários Associados.
Ao todo, o concerto contou com
18 artistas. Alguns deles eram, por assim dizer, obrigatórios em um show de
bossa nova — casos de Tom, João, Carlos Lyra, Menescal e Luiz Bonfá.
Outros, nem tanto. Como Bola
Sete, Carmen Costa, José Paulo e Lalo Schifrin.
Pelo menos três grandes representantes do gênero ficaram de fora: João Donato, Johnny Alf e Baden Powell. "Imagina se o Baden fosse... Era um grande músico. Já o Johnny era meio recluso. Mal acabava o show, ia embora para casa. Talvez tenha sido convidado, mas não aceitou", especula Menescal.
'Hi, Menescal, how are you?'
O primeiro dos muitos sustos que Menescal levou em Nova York foi no aeroporto. Ao desembarcar, foi o primeiro a passar pelo controle de passaporte. A uns dez metros de distância, avistou um grupo de músicos que fez seu coração disparar: os saxofonistas Gerry Mulligan e Cannonball Adderley, e o grupo Modern Jazz Quartet.
"Nossa, que sorte!",
escancarou um sorriso. "Veja quem está no aeroporto, turma!".
Logo, o empresário que
acompanhava a comitiva desfez o mal-entendido. Não era coincidência. Estavam
ali para dar as boas-vindas aos brasileiros.
Mais surpreso ainda Menescal
ficou ao saber que aqueles e outros músicos não só curtiam a bossa nova como já
tinham gravado alguns clássicos do gênero. Caso do saxofonista Stan Getz e do
guitarrista Charlie Byrd e da canção Desafinado.
"Quando me disseram que
eles conheciam a gente, não acreditei. Mas, quando o Mulligan disse: 'Hi,
Menescal, how are you?', fiquei branco. Será que eu tô sonhando?",
diverte-se.
Desventuras em Nova York
Os brasileiros ficaram hospedados no Diplomat, na rua 47. O hotel fica a dez quarteirões do Carnegie Hall, na 57.
Certa manhã, Menescal saía para
comprar uma guitarra nova quando foi chamado por João Gilberto para ajudá-lo a
escolher um chapéu. Eram dez horas.
"Rapaz, preciso de
ajuda…", começou. "Estou com frio na cabeça. Preciso comprar um
chapéu senão vou perder a voz". Menescal achou que, na pior das hipóteses,
as compras não durariam mais do que uma ou duas horas. Estava enganado.
Às três da tarde, João ainda não
tinha encontrado o modelo ideal. "Volta e meia, ele se queixava de que as
cordas de seu violão tinham quebrado. Eu comprava as cordas, pagava do meu
bolso e, acredite, ainda tinha que trocá-las. Nem trocar as cordas do próprio
violão o João trocava", reclama Menescal.
Lá pelas tantas, o cantor
de Chega de Saudade gostou
de um modelo que estava na última prateleira de uma loja de departamentos. O
vendedor pegou um idêntico no estoque, mas o cantor queria o que estava no
mostruário.
"O meu chapéu é aquele que
está na prateleira. Não é este que você me trouxe", argumentou o cantor.
"Mas, João, é igualzinho!", interveio Menescal, já impaciente com a
demora. "Não é não. É diferente!", insistiu.
O vendedor, então, pegou uma
escada e, equilibrando-se nos últimos degraus, resgatou o bendito chapéu. João
experimentou o modelo, reconheceu que coube direitinho em sua cabeça, mas
implicou com uma peninha que tinha perto da aba. "Vem cá, você não tem
esse modelo sem a peninha?", perguntou.
"Essa história é engraçada
hoje. Mas, no dia, não teve nada de engraçado. Tanto que, naquele mesmo dia,
chamei o João para conversar e disse: 'João, vou continuar comprando seus
discos e assistindo aos seus shows, mas não quero mais saber de andar com você.
Estou deixando de fazer as minhas coisas para fazer as suas. Espero que
entenda'."
Em Essa Tal de Bossa Nova, Menescal relembra outras histórias. Nessa mesma
viagem, João se trancou no quarto do hotel e recusou a abrir a porta para o
repórter e o fotógrafo da Time. Detalhe: a entrevista tinha sido agendada.
"Vi as capas das revistas e
parece que passam batom nas pessoas", gritou do outro lado da porta.
"Não posso aparecer de batom numa revista. Tenho responsabilidades!".
E, apesar de toda a negociação, não abriu mesmo.
Em Washington, os organizadores
do show pediram a Menescal para resgatar João no hotel. Faltava pouco para o
início do espetáculo e nem sinal dele.
Ao chegar no quarto, Menescal
deu de cara com João, ainda deitado e de pijamas, dedilhando seu violão. Ao
lado da cama, o cônsul do Brasil passava a ferro o smoking que o cantor usaria
no show.
Carreira fugaz
Os dias que antecederam o show no Carnegie Hall passaram voando e o tão esperado ensaio de Menescal com o sexteto de Sérgio Mendes acabou não acontecendo. Conclusão: o músico procurou o organizador do show e pediu para cancelar sua participação.
"Ah, mas você canta muito
bem!", disse o empresário, tentando persuadi-lo a mudar de ideia.
"Eu? Mas, eu nunca cantei na vida!", espantou-se Menescal. "Ah,
mas, você vai cantar. É claro que vai! Você assinou um contrato, lembra?",
e deu a conversa por encerrada.
O outro susto que Menescal tomou
foi quando subiu ao palco do Carnegie Hall. A casa de espetáculos, com
capacidade para 2,8 mil espectadores, estava completamente lotada.
Na plateia, nomes famosos como o
cantor Tony Bennett, os trompetistas Miles Davis e Dizzy Gillespie, a cantora
Peggy Lee, o pianista Erroll Garner e o flautista Herbie Mann, entre tantos
outros.
Segundo jornais da época, havia
uma "floresta de microfones" no palco. Pelo menos cinco deles eram da
gravadora de Frey, a Audio Fidelity.
A CBS, a Voz da América e a BBC,
entre outras emissoras, também participaram da transmissão. O show foi
transmitido para o Brasil pela Rádio Bandeirantes. A locução ficou por conta do
jornalista e produtor musical Walter Silva, o Pica-Pau.
Menescal estava tão nervoso que,
na hora de cantar O Barquinho, trocou a letra de Ronaldo
Bôscoli. "Dia de luz, festa de sol" virou "dia de sol, festa de
luz". "Troquei, mas ninguém reparou", minimiza.
Um ano depois, a gravadora Audio
Fidelity lançou o álbum Bossa Nova at Carnegie Hall, com apenas 13 faixas, como Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim e Newton Mendonça; Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antônio Maria; e A Felicidade, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
"Acho que, até hoje, fui o
único cantor que estreou no Carnegie Hall. Só eu, o banquinho e o violão. E tem
mais: sem ter ensaiado! Já na segunda música, desisti da carreira de
cantor", diverte-se Menescal.
"Passei uns cinco anos sem
coragem de ouvir a gravação. Mas, quando ouvi, até que não ficou tão ruim
quanto imaginava".
É proibido fumar
O lapso de Menescal foi apenas um dos muitos contratempos do concerto do Carnegie Hall. Ruy Castro aponta outros em Chega de Saudade: A História e As Histórias da Bossa Nova (Companhia das Letras): Normando Santos cantou com o microfone desligado, Caetano Zama arriscou passos de sapateado, Bola Sete tocou violão nas costas…
Nem Tom Jobim escapou. Esqueceu
parte da letra de Samba de Uma Nota Só e começou a cantar Corcovado fora do tom. Parou a música e começou de novo.
"O Carnegie Hall só faltou
ajoelhar-se", destaca o autor. Nos bastidores, Lyra levou uma dura do
segurança porque estava fumando debaixo de um aviso de "Don't smoke".
O show, apresentado pelo
pianista Leonard Feather, foi aberto por Sérgio Mendes. Em reunião com Frey, o
pianista já tinha avisado: "Ou eu abro ou eu fecho. E não acompanho
ninguém".
Bem, se Sérgio Mendes ficou
responsável pela abertura, o encerramento ficou a cargo de João Gilberto. Com
um violão emprestado por Billy Blanco, a maior atração da noite cantou três
músicas: Samba da Minha Terra,
acompanhado por Milton Banana na bateria, e Corcovado e Desafinado, com Tom ao piano.
"O concerto do Carnegie
Hall foi importante por internacionalizar a bossa nova de uma vez só. Algumas
músicas já tinham sido gravadas lá fora, mas o movimento ainda não tinha tanta
projeção no exterior", explica Bruna.
"Por outro lado,
representou o 'fim' da bossa nova dos encontros na praia, das reuniões nos
apartamentos, etc. Dali em diante, cada um seguiu para um lado."
Fogo amigo
Sessenta anos depois, Menescal calcula que passou uns 12 dias nos EUA. Além do concerto no Carnegie Hall, os brasileiros fizeram mais dois shows: um no Village Gate, em Nova York, e outro no Lisner Auditorium, em Washington.
Na capital americana, os músicos
chegaram a ser recebidos na Casa Branca. A então primeira-dama dos EUA,
Jacqueline Kennedy, disse a Carlos Lyra que sua música favorita era "Maria
Nobody", numa referência à canção Maria Ninguém, de sua autoria.
O único que regressou imediatamente
ao Brasil foi Menescal. Estava de casamento marcado. Todos os demais tentaram a
sorte nos EUA. Sérgio Mendes está lá até hoje.
"Naquela época, eu sonhava
morar em Cabo Frio e viver de pescaria. Mas, as pessoas que ficaram por lá se
deram muito bem. Por outro lado, não tenho do que me queixar. Nunca me faltou
trabalho", avalia Menescal que, além de compositor e instrumentista, é
produtor musical.
Ao desembarcar, Menescal levou
outro susto. Um repórter perguntou o que achava do "fracasso" no Carnegie
Hall.
"Fracasso?", arregalou
os olhos. "Não estou entendendo…", balbuciou, aturdido com a
pergunta. A revista O Cruzeiro tinha publicado, na edição de 8 de dezembro, um
texto intitulado Bossa Nova Desafinou nos EUA.
"Quase três mil pessoas
começaram a abandonar a sala quando Antônio Carlos Jobim passou a cantar, em
mau inglês, os mesmos sambas que as orquestras americanas já haviam gravado,
muito melhor", dizia o texto do crítico José Ramos Tinhorão, escrito a
partir da apuração do fotógrafo Orlando Suero.
O colunista social Ibrahim Sued
também pegou pesado. Em sua crítica no jornal O Globo, de 24 de novembro,
disparou: "O que deveriam ter enviado para aquele fracassado concerto era
uma grande orquestra para executar as músicas que estão agradando no exterior.
(...) O resultado foi o que se viu: uma chatice do tamanho de um bonde; e o
público, que não é idiota, foi-se retirando na metade do espetáculo…".
Por sorte, o show foi filmado
por uma equipe de TV dos EUA e a fita trazida para o Brasil por Walter Silva,
que transmitiu o show pela Rádio Bandeirantes.
Quando soube da gravação, o empresário
Ricardo Amaral exibiu um trecho dela em seu programa de entrevistas. Os músicos
brasileiros simplesmente não conseguiam sair do palco porque a plateia não
parava de aplaudi-los de pé.
"Houve boicote contra os músicos que tocaram no Carnegie Hall. Até hoje, isso acontece. Se um artista nacional conquista espaço lá fora, sofre rejeição aqui dentro. Falam logo: 'Quem ela pensa que é?' ou 'Que graça acham neste fulano?'. É o brasileiro boicotando o brasileiro", lamenta Bruna.
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63742499
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01- Afinal, quem criou a Bossa Nova?
http://www.ideal3idade.com.br/noticias/afinal-quem-criou-a-bossa-nova
Afinal, quem criou a Bossa Nova?
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