O despejo: Eutanásia por depressão ou abraço do amigo urso?!

O Clube Ideal da 3 Idade é despejado apesar de "ter apoio" político e foto ministerial
RJ - Niterói

Publicidade

No dia 25 de maio deste ano (2010) o Clube Ideal da Terceira Idade (Niterói/RJ) foi despejado da sua sede, imóvel do INSS que ocupa há 23 anos. Num espaço de aproximadamente quatro meses após o despejo sete dos seus 400 associados morreram com relatos de depressão. Eles ficavam no Ideal de segunda a sexta, das 10h até 19h30. Dançavam, jogavam cartas e sinuca, almoçavam, etc.

O Ideal era a continuação de um programa da LBA de atendimento ao idoso da década de 60, que funcionava naquele mesmo local. O Ideal foi organizado pelos próprios idosos da LBA (extinta em 1992), sob orientação dos assistentes sociais.

Antes do despejo, a presidente do Ideal, Maria da Conceição (86 anos) foi a Brasília para falar com o ministro JOSÉ PIMENTEL  (Previdência Social) e voltou para Niterói no mesmo dia. O assunto do despejo, que seria tratado, era do conhecimento do ministro por audiência marcada pelo deputado federal CHICO D'ANGELO  (PT/RJ), onde estavam presentes a presidente do Ideal, Maria da Conceição; a vice presidente, Lúcia Bittencourt Simão; o vereador de Niterói Vitor Júnior (PT) e o advogado do Ideal, Luciano Tolla. O ministro Pimentel (dep.fed. pelo Ceará – bancário), por duas horas, falou mal da emenda Paim (redutor previdenciário), e disse que nada poderia fazer quanto ao despejo, que era uma EXIGÊNCIA DO TCU (essa "exigência" ocorria por mais de 20 anos), além de outras inverdades... Essa senhora voltou para Niterói desolada e morreu, logo depois morreram outros e alguns foram internados, todos com quadro de depressão.

O gerente do INSS em Niterói, que colocou o processo de despejo para "andar", Fernando Mascarenhas, num certo momento de irritação, antes do despejo, afirmou, se referindo a Niterói: "Essa cidade é horrível e a população daqui merece a cidade que tem". Desde o despejo o imóvel do INSS está fechado. Cadê o acordo do Brasil e a ONU sobre direitos dos idosos, que estabelece a ameaça ao idoso como questão neutralizadora sobre qualquer Lei vigente? Cadê a Constituição do Brasil? Cadê O Estatuto do Idoso? Por que não houve um inventário de impacto social antes da medida? A audiência pública na Câmara dos Vereadores de Niterói, do dia 23 de agosto, indica um suposto interesse da JUSTIÇA FEDERAL no despejo. No Clube Ideal já estiveram vários políticos do Rio de Janeiro, entre eles: Gabeira (eleição para presidente), Artur da Távola (eleição para senador - com fotos), para deputado federal: Roberto Medina, Biscáia (PT); estadual, entre outros, Rodrigo Neves (PT), de nada adiantou...

Parabéns, Ministro Pimentel!! O senhor precisava escutar o relato de uma das associadas, com uns 80 anos. Eu a estava acompanhando no caminho de casa, cerca de 70 metros do Clube Ideal, no Centro de Niterói. Ela não estava passando bem. Ela me confidenciou:

- Hoje eu tive uma notícia muito ruim do meu médico.

- Sim, disse eu.

O meu médico disse que eu estou com uma doença muito grave, que teria uma duração de 6 meses. E ela continuou: "Eu sinto dores muito fortes, mas mesmo assim faço questão de levantar da cama e ir ao Ideal jogar cartas com meus amigos. Só eu sei o esforço que faço". É isso aí! Um destino que ela enfrentava com DIGNIDADE, palavra difícil para certas pessoas. Cadê o Direito Humano???????? Cadê os procuradores da Procuradoria da União em Niterói, localizada do outro lado da Avenida Amaral Peixoto, na mesma esquina do Ideal com a Rua Visconde de Uruguai, alertados sobre esse processo e possível despejo TRÊS ANOS ANTES DO FATO ACONTECER...???Ficam as perguntas:

O que é Lei neste País? O que é crime neste País? Quem é criminoso neste País?