O lado ESCURO da CLARO! Como reclamar na ANATEL

Problemas com operadoras de serviços na internet
RJ - São Gonçalo


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A Empresa Claro de internet tem um lado muito escuro, que dá muito prejuízo ao consumidor e onde os idosos são vítimas fáceis. Isso acontece, principalmente, nos planos vendidos pelo telefone operado por EMPRESAS TERCEIRIZADAS!!
Ao contratar um plano por telefone o consumidor, facilmente, é levado a adquirir um Combo no qual tem vários produtos “empurrados” pelo vendedor a pessoa sem muita compreensão do que está comprando ao certo.
Houve caso em que a venda realizada, na hora da instalação pelos técnicos, informou que não seria possível realizar a instalação porque o endereço era um número onde já constava uma internet da Claro, e a empesa não aceitaria fazer outra instalação no mesmo número. No endereço existem três casa da mesma proprietária e numa delas tinha a internet Claro. As outras duas casas estão separadas por muro da casa principal com acesso por outra entrada. A proprietária mora na casa principal de esquina, com entrada individual e queria a internet. Nas duas outras moram outras pessoas. Todas às três casas tem o seu IPTU individual e conta de luz separadamente com os seus relógios medidores.
Com a impossibilidade, houve uma reclamação na Claro. O técnico orientou que poderia fazer a instalação indicando a casa principal como de fundo de número 1, trocando o nome e CPF da pessoa para outra que assumiria a conta. E assim foi realizado. Só que a internet foi instalada em outro número e residência. Durante uns 10 dias a internet não funcionou, o que gerou várias reclamações telefônicas para a empresa. Nesse tempo, a pessoa que realizou o contrato recebia vários chamados de pessoas que tentavam vender novos planos da Claro para ela, fazendo uma confusão entre o plano vendido e o que ofereciam. Então os técnicos voltaram para saber o motivo da internet não funcionar e constataram que a internet estava instalada e funcionando em outra casa qualquer. E disseram que tudo iria ser resolvido e instalaram um modem. Durante uns dias a internet funcionou, mas nunca nos 500 MG contratados, raramente chegando aos 320 MG, geralmente nos 150 MG, e depois no 0.06 MG. Várias reclamações foram feitas por telefones. Cada vez uma pessoa diferente atendia. Foi assim que se teve a informação que no Combo havia uma TV (não desejada) e um chips liberado (não desejado e também informado por e-mail). A TV nunca foi instalada e o chip nunca foi entregue e constavam duas contas diferentes da Claro em nome da mesma pessoa em um só CPF. Mais reclamações na Claro (TERCEIRIZADAS) sempre tendo que explicar a mesma histórias para atendentes diferentes. 
Depois disso houve a visita de uma pessoa que se identificou como supervisor técnico e constatou que a internet não estava ligada na residência. Mas afirmou que tudo estaria resolvido. A internet que novamente não estava funcionando voltou a funcionar por uns dias e parou de funcionar.
O detalhe é que durante todo o tempo de reclamação feito à Claro por telefone, por várias vezes foram feitos testes de desligar e ligar o modem. Mesmo o modem desligado o atendimento da Claro informava normalidade no sinal, indicando que o modem estava ligado. Por várias vezes foi solicitado e dado como certo a troca do plano por outro de oferta, somente a internet de 500 MG por R$ 89,00. Sendo assim, hoje está para chegar um técnico para verificar a instalação da internet e da TV que nunca foi instalada, nem aparelho da Claro instalado. O chip foi desativado anteontem. Por todas essas preocupações não há interesse em nenhum plano da CLARO. Foi solicitado que os técnicos dessa empresa desinstalassem o equipamento.
Após a chegada e verificação o técnico constatou que o modem instalado era da Claro, mas não era o indicado no contrato. Solicitou na casa vizinha da mesma proprietária uma verificação no modem da internet Claro, que já existia há muito tempo naquela residência, não observando nenhuma irregularidade. Contudo o equipamento da Claro está em local incerto e não conhecido pela Claro, que buscou informações junto aos técnicos que realizaram a instalação.
Após marcação com a Ouvidoria para hoje (19/07/), para retirada do equipamento pela Claro, na visita, pela segunda vez o técnico se recusou a desinstalar alegando desconhecer todo o processo anterior, e que a situação só pode ser resolvida pela Claro, uma vez que ele é de empresa terceirizada. O chip de celular, que nunca foi recebido estava ativo novamente, mesmo tendo sido desativado anteriormente. Novamente foi desativado há dois dias. E pior, em contato com a Ouvidoria da Claro, novamente disseram que o caso iria para o sistema interno administrativo e só dariam a resposta dentro de uns 10 dias...
E assim passaram-se dez dias...Então, no contato com a Claro de manhã toda a história teve que ser recontada ao atendente que, pediu um prazo até sábado para dar uma resposta desta ligação, e a outra do protocolo usado como referência para todas reclamações. Assim vai somando tudo numa reclamação só! Na parte da tarde ligaram no cumprimento do prazo de dez dias e a história obrigatoriamente repetida. A pessoa não tinha conhecimento do caso completamente, nem do aparelho modem da Claro que não está no contrato. E até o momento ninguém explica nada!! Foram vários protocolos...o que está sendo a referência de tudo é o de número da Ouvidoria 5715.....
Hoje (26/07/2023) foi iniciada uma reclamação telefônica desligada por um atendente da Claro. Novo contato telefônico e começou o mesmo questionário por quem atendeu, sem conhecimento de todo o problema. Desta vez, porém, o atendente indicou fazer uma denúncia acusatória de fraude. Apoiada na hora! Registrada no prot 3052335981..... Também registrada na Anatel - Protocolo nº 2023072639....na qual solicitou 180 dias para responder...
E a respostas veio rápido, dois dias depois, porém...através de uma TERCEIRIZADA que faz o meio-campo oficialmente pela Anatel com a empresa, comunicando ao consumidor. Mas sem atendimento individualizado para resolver o problema, somente comunicar! E a solução apontada foi a de que o aparelho (modem) da Claro poderia ser descartado pelo reclamante. E cobranças não mais chegariam, como qualquer aparelhagem da Claro não seria do contratante a responsabilidade!
Poxa, tubo bem? NÃO....Por qual motivo a Claro, através da TERCEIRIZADA e dona do modem, não poderia recolher o seu material enviando um técnico? Ora, atribuir a outro a responsabilidade de jogar fora um modem instalado indevidamente, com numeração diferente do contrato, é um empurrar possível problema de um modem, que pode ter sido usado sei lá pra quê!! Pois bem: A TERCEIRIZADA informou que o modem era da Claro, foi instalado por um técnico à serviço da Claro, mas não constava no contrato. Por isso um técnico da Claro não poderia retirá-lo....É piada...??? VERDADE PURA...!!! O que fazer? Boletim na Polícia Civil e abraçar um problema que pode ser sem tamanho, vindo dos 7 palmos abaixo??? Guardar o modem como guardião de problema que pertence a Claro? Ser o "entregador" e procurar uma loja da Claro e deixar o modem? Ou jogar fora o modem e ser "lixeiro" da Claro, assumindo a responsabilidade de descartar a materialidade de problemas enigmáticos que vieram da Claro? Enfim, tudo acabou! Em contato novamente com a Anatel, conforme ela mesma indicou que deveria ser feito em 10 dias, caso não houvesse concordância no primeiro atendimento, a Ouvidoria da Claro atende em nome dela própria e da Anatel. Também informa que ela presta serviços para Anatel para fiscalizar a Claro....E mais...informar que o prazo de 10 dias foi vencido mesmo - constando atendimento inicial no dia 26 último e hoje é dia 31/07 -, sendo por isso que a reclamação está fechada, não podendo ser reaberta....(???). Protocolo 58292314 Ouvidoria Claro - trabalha para Anatel fiscalizando a si própria!!