Menu / Editorias
Abrir / Fechar

Projeto Gugu - Niterói

RJ - Niterói

Entrevista Gugu, o inicio do projeto

gugu-e-regina-festa-junina-cortea.jpgAos 46 anos descobre ser diabético, se especializa em medicina ortomolecular e, baseado na lembrança das ginásticas do seu falecido pai, inicia a sua transformação de doutor Carlos Augusto Bittencourt Silva em Gugu, nome referencial da ginástica na 3ª Idade em Niterói e Rio de Janeiro. Hoje, aos 82 anos, refletindo sobre a sua trajetória afirma, exclamando: "Eu nunca pensei em fazer tudo isso e chegar até aqui!", e pondera reconhecendo o trabalho da sua mulher: "Sem a Regina isso seria impossível". Ela é a psicóloga aposentada Regina Célia Bittencourt Silva, diretora de projetos da Fundação Carlos Augusto Bittencourt Silva (FUNCAB).
Assim começa um projeto que hoje, diariamente, faz com que 2.300 a 2.500 idosos saiam das suas casas fazendo ginásticas em 34 locais de Niterói e um no Rio de Janeiro (Madureira - Shopping Tem Tudo), sendo apenas 10% de homens. "Foi uma palestra sobre medicina ortomolecular que dei e depois algumas senhoras me disseram que não tinham aonde fazer ginástica", explica, concluindo: "Marquei para o dia seguinte - 10/04/1995 - a ginástica em grupo na Praia de Icaraí". Gugu afirma que a ginástica, de preferência, tem de ser feita todos os dias para manter a "queima" das calorias e flexibilidade das articulações.
Sobre a alimentação Gugu recomenda o uso de suplemento alimentar como vitaminas e minerais. Eu receito a Vitale Novex, uma fórmula elaborada por ele feita em farmácias de manipulações. Essa vitamina é normalmente encomendada nas farmácias: Flor da Pele, Botânica e Farmacutis, podendo ser pedida como "a vitamina do Gugu". "Um suplemento alimentar com preço que se pode comprar", aconselha Gugu, argumentando que são 60 cápsulas

 

consumidas em um ou dois meses, dependendo da condição de cada um.Outro fator do sucesso do Projeto Gugu, segundo a sua própria visão, se deve ter iniciado com música, bastão para auxiliar os movimentos e de ter sido vereador em Niterói. "Temos os nossos agradecimentos a quem nos ajudou desde o início, mas sempre atendemos aos progeto-gugu-mapa-com-estrelas1.jpgpedidos dos vereadores em colocar o projeto em locais onde eles atuavam, sem distinguir pessoas ou partidos", comentando que assim atravessou vários governos no município, com apoio da prefeitura de Niterói. "Nós tivemos que iniciar a FUNCAB para gerenciar o pagamento dos professores e outros custos atendendo pedido da prefeitura".
*O Dr. Carlos Augusto Bittencourt Silva, é médico ortopedista e ortomolecular, e Prof. de Educação Física.

 

 

 

Ao passar o mouse sobre a foto aparece uma prévia.

Ao clicar em uma foto inicia modo em tela cheia.

Botão para iniciar apresentação.

Utilize as setas para passar as fotos.

Botão para fechar apresentação.

Entrevista Gugu, o inicio do projeto
Entrevista Gugu, o inicio do projeto

Parcerias

exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo exemplo