NosSOS Pet's

Oi pessoal idoso, tudo bem? Pensem neste assunto: Criação de um "monopólio pet" com a fusão da Petz (é uma rede brasileira de loja de animais de estimação) e Cobasi (grande varegista do ramo pet), e como essa fusão pode prejudicar pet shops de Niterói. Segue:
Estudo aponta formação de ‘monopólio pet’ em Niterói caso fusão entre Petz e Cobasi seja aprovada. Levantamento da Ferres Consultoria, anexado ao processo que tramita no CADE, indica que a operação pode eliminar a concorrência, afetando diretamente consumidores e pequenos lojistas da cidade
Um estudo realizado pela Ferres Consultoria e anexado ao processo de fusão entre Petz e Cobasi, em análise no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), revela um cenário preocupante: a operação criaria ‘monopólio pet’ em Niterói, com concentração de 100% do mercado de megastores de produtos e serviços para pets quando considerado cenário de raio de 5 km traçado a partir das lojas de cada uma das empresas. Outras 63 cidades estão entre localidades com mercados que ficariam sem alternativas concorrenciais, incluindo capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
O levantamento mostra ainda que há mercados com concentrações que ficariam entre 80% e 100%, também altamente concentrados. Na prática, a fusão significaria que tutores de cães e gatos teriam menos opções de compra e serviços, enfrentando preços mais altos e redução da qualidade. Pequenos pet shops niteroienses também estariam sob maior risco de fechamento diante do poder de mercado da nova gigante, que reuniria mais de 500 lojas e faturamento anual de R$7 bilhões.
Para o Instituto Caramelo, entidade que atua em defesa da causa animal e acompanha de perto o tema, a operação ameaça não apenas a livre concorrência, mas também o bem-estar de milhares de animais que dependem de uma rede diversificada de fornecedores e serviços.
“O estudo comprova o que já vínhamos alertando: a fusão entre Petz e Cobasi representa uma ameaça devastadora à liberdade de escolha dos consumidores e à sobrevivência dos pequenos comerciantes. Estamos diante de um cenário de monopólio sem precedentes, que pode desestruturar completamente o ecossistema de cuidados com os animais no Brasil. Essa concentração extrema de mercado ainda coloca em risco o bem-estar de milhares de cães e gatos em todo o país. Sem alternativas acessíveis e com o fechamento de pet shops de bairro, muitos tutores simplesmente não conseguirão mais arcar com os custos. O resultado? Um aumento alarmante no abandono de animais, um retrocesso cruel e inaceitável para a causa animal. Precisamos barrar essa operação antes que seus impactos se tornem irreversíveis”, afirma Marília Lima, responsável técnica do Instituto Caramelo.
Monopólio: lista de municípios apenas com megastores Petz + Cobasi
Maceió (AL), Lauro de Freitas e Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vila Velha (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá e Várzea Grande (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Jaboatão dos Guararapes e Recife (PE), Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Niterói e Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas e Porto Alegre (RS), Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e São José (SC), Aracaju (SE), Americana, Araraquara, Barueri, Bauru, Campina, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Osasco, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba, Sumaré (SP), e Palmas (TO).
Sobre o Instituto Caramelo
O Instituto Caramelo nasceu em fevereiro de 2015 a fim de dar voz àqueles que não podem falar! Uma organização não governamental sem fins lucrativos, dedicada ao resgate e cuidado de animais domésticos em situação de maus tratos e abandono. Nosso trabalho não cuida somente dos animais, mas da sociedade como um todo - com foco na saúde pública, controle de zoonoses e a diminuição da taxa de natalidade de animais errantes. Tudo isso através de castrações gratuitas, conscientização da saúde preventiva, vacinação, adoção consciente e educação.
Com um hospital veterinário 24 horas, realizamos intervenções emergenciais, entrada dos resgatados e acompanhamento contínuo até que os animais estejam prontos para adoção responsável. As atividades que desenvolvemos incluem resgates, manutenção de mais de 300 animais, campanhas de castração e atendimentos externos para tutores em situação de vulnerabilidade social. Como principais resultados de nossas ações, destacamos as boas adoções que conseguimos proporcionar aos mais de 6 mil animais resgatados ao longo desses mais de 10 anos. Nosso objetivo final é que cada animal, sob nossa tutela, encontre um lar onde seja amado e bem cuidado.