Cabo Frio atende mais de 5 mil idosos

Publicidade

untitled-158.jpg

Aretuza Maia em 02/06/2014

A Prefeitura de Cabo Frio realiza um trabalho diferenciado e direcionado às pessoas da terceira idade por intermédio da Secretaria da Melhor Idade, SEMEI. A adaptação de políticas públicas garante o direito social da terceira idade. Um trabalho que assiste mais de cinco mil idosos da cidade favorecendo um envelhecimento saudável e uma melhor qualidade de vida.

- Aqui na Secretaria realizamos um trabalho de acordo com o que prevê a Política Nacional do Idoso, a Lei 8842/1994, que assegura à terceira idade os direitos sociais, dando condições de autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Então trabalhamos em diversas áreas, como saúde, proteção, assistência social, entre outros -, afirma Mônica Soares da Costa, Diretora de Desenvolvimento de Projetos e Políticas Públicas.

untitled-237.jpgNo total, 68 atividades voltadas para idosos a partir de 55 anos funcionam na sede da SEMEI. Entre as atividades na área de saúde, está a linfoterapia, uma técnica que auxilia na prevenção de edemas.

- Esta é uma técnica baseada essencialmente na fisiologia do sistema linfático. Usamos principalmente em casos de câncer de mama, que é normal o processo de inchaço e turgidez. É um tratamento de custo alto e temos gratuitamente para os pacientes deste tipo de câncer em Cabo Frio -, informou Aline Barbosa Leone, fisioterapeuta especializada em linfoterapia.

Rita de Cássia teve câncer de mama e é uma das assistidas da SEMEI. Além de fazer atividades como hidroginástica, acupuntura e artesanato, faz a linfoterapia há quatro meses. Segundo ela, o tratamento fez toda a diferença em sua recuperação.

- O pós-operatório é muito difícil, a gente fica com o braço inchado, perde a mobilidade, e com a massagem tudo vai voltando ao normal. Hoje, posso dizer que faço minhas atividades como fazia antes do câncer -, falou.

RPG é outro tratamento oferecido aos idosos na Secretaria. Segundo o fisioterapeuta, Guilherme Tomaz, especialista em Reeducação Postural Global, esse segmento ameniza as dores e dá mais qualidade de vida ao idoso.
110.jpg
- Além das dores frequentes nas articulações, o idoso sofre com outras limitações. Todos os problemas que interferem no bem estar geral do idoso muitas vezes estão associados a outras patologias importantes. Para suprir as deficiências causadas por esses fatores, o paciente incorpora uma postura completamente alterada, mas que pode ser aos poucos corrigida, respeitando as compensações que são próprias do envelhecimento -, disse o especialista.

Durante todo o dia os cadastrados tem acesso às atividades como dança terapia, exercícios tibetanos, artesanato, serviços de salão de beleza, entre outros. Mas o que tem feito muito sucesso entre a melhor idade é a cão terapia. Jack, um cachorro da raça golden retriever que foi treinado para fazer este trabalho.

- Esse tipo de terapia assistida por animais promove uma união entre o cão e o indivíduo. O Jack foi educado para ser um facilitador e mediador das atividades terapêuticas destinadas, nesse caso, aos idosos. Essas atividades incentivam a oficina da memória, porque muitos pacientes passam a fazer esta oficina por causa da companhia do cachorro -, afirmou a neuropedagoga Mariana Costa.

Shirlei teve um Acidente Vascular Cerebral, AVC, e há mais de três anos faz seus tratamentos pela Secretaria da Melhor Idade. Ela afirma que as atividades a ajudaram a ter uma vida normal.

imagem5.jpg- Eu sou de Niterói e depois que tive o AVC, vim para Cabo Frio fazer meu tratamento. Quando soube que podia fazer de graça foi melhor ainda. Eu chego aqui às 9h e só saio às 19h. Faço todas as atividades e tratamentos. Principalmente com o artesanato consegui a recuperação das minhas mãos, e hoje faço bijuterias, e ainda ganho um dinheirinho para ajudar nas minhas despesas -, afirmou a aposentada.

Para participar das atividades da Secretaria é preciso ser morador de Cabo Frio, ter 55 anos ou mais e realizar um cadastro, no próprio local. Para se inscrever os interessados devem apresentar a xerox da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e o atestado médico original, além de 2 fotos 3x4.

A Secretaria da Melhor Idade está situada à Avenida Teixeira e Souza, 2228, em São Cristóvão. Telefone (22) 2645-1071.