8 Alimentos que turbinam o cérebro e melhoram a memória

Publicidade

8 Alimentos que turbinam o cérebro e melhoram a memória

Um dos maiores segredos para ter mais qualidade de vida no dia a dia é estar atento e garantir que todos os sistemas do corpo tenham a atenção que merecem. Afinal, o corpo humano é uma máquina perfeita. Dessa forma, para manter o bom funcionamento, é necessário que cada peça esteja em pleno equilíbrio.

Entre todas essas peças, o cérebro é uma das mais importantes. E é sobre esse assunto que você vai conferir as melhores dicas no nosso post de hoje.

O que veremos nesse artigo:

  • 2 caminhos simples para cuidar bem do seu cérebro
  • Use o poder da alimentação ao seu favor
  • 8 alimentos para turbinar o cérebro e melhorar a memória
  • Conclusão

_________________________________________

2 caminhos simples para cuidar bem do seu cérebro

Envelhecimento cerebral – essas duas palavras simples são motivo de dúvidas e preocupações entre muitas pessoas, não é mesmo? Geralmente, isso pode estar associado a crenças do senso comum ou até mesmo a fatores de experiências que o indivíduo já observou em seu cotidiano. Porém, é importante destacar que inúmeras pesquisas médicas apontam que apesar de o envelhecimento cerebral afetar a todos, o processo, bem como seus impactos, variam de pessoa para pessoa.

Pensando nisso, trazemos para você dicas preciosas sobre caminhos úteis para manter o cérebro saudável conforme os anos passam.

O primeiro deles é a prática de atividades físicas adequadas para você e que possam ser mantidas com regularidade. Confira mais sobre como estruturar uma rotina de atividades físicas nesse artigo aqui do blog. Nesse sentido, atividades aeróbicas são tidas como ótimas ferramentas contra o envelhecimento cerebral. Você pode estar pensando “então isso significa que preciso correr para manter meu cérebro saudável?” Sabemos que conforme os anos passam, o condicionamento físico muda e nem sempre é possível fazer exercícios de grande impacto. Porém, isso não é motivo para ficar parado, pois exercícios como a caminhada são atividades consideradas aeróbicas, as quais fazem muito bem para o seu cérebro.

Outro caminho poderoso para um envelhecimento saudável e para desenvolver o cérebro continuamente durante todas as etapas da vida é a alimentação. Ao contrário do que muitos pensam, o que você come não afeta somente o seu peso, mas também impacta no funcionamento do corpo como um todo. Sendo assim, igualmente, é preciso estar atento sobre a importância da nutrição no funcionamento cerebral.

Use o poder da alimentação ao seu favor

Usar os benefícios da nutrição saudável a seu favor fica mais fácil quando você começa a ter em mente que tudo o que você come tem impactos diferentes para as funções do seu corpo e cérebro.

Dessa forma, existe uma ampla lista de alimentos para um cérebro inteligente, ou seja, ingredientes fundamentais que colaboram para aumentar o desempenho da sua memória, atenção e até mesmo para turbinar as suas capacidades cognitivas.

Nesse ínterim, um artigo recente no portal Medical News Today aponta que “alguns alimentos contém compostos como ácidos graxos saudáveis, que podem ajudar a melhorar a estrutura das células cerebrais. Outros compostos, como açúcares e gorduras saturadas, podem danificar suas estruturas”.

Assim sendo, a atenção ao que você come precisa ser redobrada caso você busque cuidar bem do seu cérebro conforme os anos passam.

Ou seja, quanto antes você começar, melhor. Dessa forma, você poderá desfrutar ao máximo os benefícios que uma “dieta cerebral” pode ter no seu dia a dia.

A fim de lhe ajudar a começar a utilizar essas ferramentas poderosas e aproveitar tudo o que elas oferecem, preparamos uma lista especial com os melhores alimentos bons para o cérebro e para a memória. Confira!

8 alimentos para turbinar o cérebro e melhorar a memória

Estar com cérebro bem nutrido é um fator que pode transformar nossa realidade de maneira radical.  Em outras palavras, quando você se sente bem, seu corpo funciona melhor, sua mente fica mais tranquila e fica mais fácil desenvolver a sua melhor versão todos os dias.

Dessa forma, veja a lista a seguir e conheça os 8 alimentos para turbinar o cérebro e melhorar a memória.

  1. Vegetais e folhas verde-escuras como couve, espinafre, e brócolis possuem vitaminas excelentes ​​para a função cerebral. Entre as principais estão a luteína, a vitamina K e o betacaroteno.
  2. Amêndoas, nozes e castanhas são ótimos alimentos para o cérebro, uma vez que elas têm nutrientes e ácidos graxos que também contribuem para o aumento da memória.
  3. Você sabia que o ômega-3 é um nutriente que estimula o funcionamento de nossos neurônios? Inclua peixes como sardinha e salmão na sua dieta para aproveitar os benefícios dessa substância.
  4. Que tal um cafezinho? Os antioxidantes da cafeína e do café podem melhorar a concentração e a função mental.
  5. O azeite de oliva é fonte de polifenóis e gorduras boas que tem duplo efeito, elas ajudam tanto para o cérebro como para o coração.
  6. Outro alimento 2 em 1 é o abacate, pois ele rico em vitaminas boas para a inteligência (como a B12) e ainda contribui para a redução da pressão arterial.
  7. No intuito de deixar suas funções cognitivas ainda melhores, experimente incluir o chá verde na sua rotina.
  8. Por fim, consumo de chocolate amargo rico em cacau pode ajudar a otimizar a atenção e a memória.

Conclusão

Para envelhecer de maneira saudável e manter um cérebro inteligente, aposte no poder da alimentação natural aliado a prática de exercícios físicos. Assim, você terá mais chances de turbinar o seu cérebro e aumentar o desempenho da sua memória.

*Importante: Esteja atento e consuma os alimentos com moderação para manter uma dieta equilibrada.

Acompanhe o blog da Clínica ADS para mais dicas de saúde perfeitas para o seu dia a dia.