Governo do Amapá ouve idosos de todo estado sobre políticas públicas para pessoas acima de 60 anos

Fala idoso
AP - Macapá


Publicidade


Ação faz parte do Junho Violeta, campanha nacional dedicada a potencializar o combate às violações de direitos contra a terceira idade.
01/10/2023
Por: Rafaela Bittencourt

Foto: Márcia do Carmo/GEA

Participantes tiveram a oportunidade de ser ouvidos

O Governo do Amapá ouviu idosos de todo o estado sobre políticas públicas voltadas para a terceira idade. A ação aconteceu na última sexta-feira, 16, no Museu Sacaca, na capital, durante o II Simpósio de Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa. 

A programação integra a campanha nacional Junho Violeta, dedicada a potencializar o combate às violações de direitos contra o público de 60 anos ou mais. Nos cinco primeiros meses de 2023, o estado registrou 312 casos de violência contra idosos, por meio do Disque 100, canal do Governo Federal criado para atender denúncias de violações contra os direitos humanos.

‘Hoje, temos muitos mecanismos a serem aperfeiçoados, como a notificação dos casos, portanto dar visibilidade a esta pauta é uma proposta de governo que estamos garantindo", explicou a gerente de Referência Técnica da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Goreth Espindola.

Participaram da ação idosos beneficiados por programas sociais. Entre eles, está a aposentada Dalva Alves, de 62 anos, que reconheceu a oportunidade de ser ouvida. 

"É uma forma de respeitar o idoso. Às vezes, as pessoas esquecem de nós, de nos ouvir, mas estamos aqui, inclusive discutindo políticas públicas que nos dizem respeito, é fundamental que o Governo do Estado nos inclua nesse processo, nos sentimos valorizados", conta.

A programação contou com momentos culturais e de bem-estar, com dança, aula de zumba e massagem. Os municípios com políticas públicas ativas voltadas à pessoa idosa, com histórico de sucesso, também foram premiados na programação.

"Estamos juntos com os municípios incentivando esse processo de acolhimento e proteção, precisamos avançar e evidenciar os casos de sucesso que foram construídos", destaca Goreth.

Junho Violeta

No Brasil, o Estatuto da Pessoa Idosa regulamenta os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Esta Lei especifica os direitos, os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa e as penalidades para os agressores.