Governo Lula demite presidente do INSS e nomeia Ana Cristina, servidora de carreira para cargo!

  • Troca na Presidência: O governo federal anunciou hoje que Ana Cristina Silveira assume o comando do INSS. Ela substitui Gilberto Waller, que foi demitido em meio a uma crise interna e investigações de fraudes no órgão.

Exato. O governo federal formalizou nesta segunda-feira, 13 de abril de 2026, a troca no comando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Detalhes da Troca

  • Nova PresidenteAna Cristina Viana Silveira, servidora de carreira da autarquia desde 2003, assume o cargo. Antes da nomeação, ela atuava como secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social e já presidiu o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
  • Saída de Gilberto Waller: Waller foi exonerado após 11 meses de gestão. Ele havia assumido em abril de 2025 com o foco inicial de combater o escândalo de fraudes e descontos indevidos em benefícios, mas enfrentou tensões com o Ministério da Previdência e pressão devido ao aumento das filas. 

Principais Desafios

A nova gestão assume com a missão prioritária de reduzir a fila de espera, que atualmente conta com cerca de 2,7 milhões de pedidos represados. Além disso, Ana Cristina deverá dar continuidade ao ressarcimento de segurados afetados por fraudes associativas, processo que já devolveu aproximadamente R$ 2,9 bilhões a aposentados.