Prefeitura de Macapá inaugura Centro de Convivência da Pessoa Idosa no bairro Pedrinhas

Prefeitura de Macapá inaugura Centro de Convivência da Pessoa Idosa no bairro Pedrinhas

Espaço vai oferecer atividades de lazer, apoio psicossocial e ações de prevenção para garantir mais qualidade de vida à população idosa

Por Fabio Costa - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Macapá entregou nesta sexta-feira (30), o novo Centro Público de Convivência da Pessoa Idosa, localizado no Complexo Macapá Criança, no bairro Pedrinhas. O espaço foi idealizado para promover o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa, com ações que envolvem atividades físicas, lazer, saúde mental e prevenção a situações de vulnerabilidade social.

A estrutura do centro conta com 357,46 m² de área construída, com recepção, sala de coordenação, almoxarifado, sala de atendimento individual, duas salas para atividades coletivas, cozinha, despensa, área de serviço e banheiros, incluindo unidades com acessibilidade.

Durante a inauguração, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância do espaço para garantir qualidade de vida à população idosa. “Entregando esse centro público, nós estamos fazendo uma grande ação, que é cuidar de vocês, de fazer com que tenham uma qualidade de vida melhor. Estou muito feliz porque isso já está garantido”, afirmou o prefeito.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Pedro Filé, reforçou que o centro foi pensado para levar os serviços até quem mais precisa.
“Nós sabemos que não são as pessoas que têm que ir até a assistência, mas sim a assistência que tem que chegar às pessoas. E esse espaço é justamente para isso: para acolher e proporcionar o melhor para os nossos idosos”, destacou.

A iniciativa está em conformidade com o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), que assegura direitos fundamentais como vida digna, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, promovendo o envelhecimento com respeito.

A aposentada Maria Onita, de 66 anos, esteve presente na inauguração e comemorou a conquista. “Esse centro é muito importante para todos nós da terceira idade. Vem trazer muitos benefícios para a nossa saúde, bem-estar e melhoria de vida”, disse.


 

 

 

 

Foto: Jesiel Braga/PMM

O novo Centro será um ponto de referência para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, funcionando também como espaço de escuta e acolhimento para os idosos da região.

Com um investimento total de R$ 1.199.671,90, oriundo de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, somado à contrapartida do Tesouro Municipal, a obra reforça o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à inclusão e valorização da pessoa idosa.

Galeria de imagens | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM