Governo do Estado de SP entrega Condomínio Vida Longa para idosos em Santa Bárbara d’Oeste

Residência para idosos
SP - Santa Bárbara D'Oeste


Publicidade

Para incentivar a socialização, o residencial conta com espaços comuns de convivência e lazer, como refeitório e sala de TV comunitários, além de aparelhos para atividade física.

Resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (SEDS) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDHU), do Governo de Estado, e os municípios, o Programa Vida Longa entrega mais um condomínio para idosos autônomos, agora na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, a cerca de 138 km da capital paulista, na região de Campinas. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (04/05), 16h.

“Temos investido em modelos alternativos de acolhimento e na ampliação da rede de proteção social aos idosos. A partir do entendimento de que vínculos comunitários e familiares fortalecidos podem prevenir a violência, a institucionalização e promover a valorização da pessoa idosa é que apoiamos e investimos nesse formato de condomínio associado aos nossos serviços socioassistenciais. Tudo isso melhora a capacidade funcional e prolonga a autonomia dos moradores”, avaliou Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social.

As casas entregues em Santa Bárbara D’Oeste têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47,87 m2 de área útil. As unidades contam com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico. Edificado pela CDHU, o equipamento tem 28 unidades e está localizado na Rua Polônia, Jardim Cândido Bertini II.

 Acolhimento e acessibilidade

Para incentivar a socialização, o residencial tem espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão. A área externa conta com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

 A SEDS é responsável pelas diretrizes da gestão social do programa, a definição dos critérios de seleção dos beneficiários. Realiza a assessoria permanente e apoio técnico aos municípios durante todas as etapas de implantação do programa por meio da Coordenadoria de Ação Social (CAS) e das suas diretorias regionais.

 O Programa Vida Longa destina-se a pessoas idosas de ambos os sexos, a partir dos 60 anos, com renda de até dois salários mínimos, inscritas no CadÚnico, preferencialmente sós, em situação de vulnerabilidade material e relacional. O investimento na obra foi de R$ 33,6 milhões e o principal objetivo é garantir proteção social e qualidade de vida a pessoas idosas de baixa renda e que vivenciam situações de isolamento social e fragilidade nos vínculos familiares.

 Sobre Programa São Paulo Amigo do Idoso

A SEDS tem políticas voltadas à população idosa que estão reunidas no Programa São Paulo Amigo do Idoso e inclui esforços de 13 Secretarias de Estado, o   Fundo Social de São Paulo e o Conselho Estadual do Idoso.

Entre os programas e equipamentos que fazem parte do São Paulo Amigo do Idoso estão: 116 Centros de Convivência do Idoso (CCIs); 69 Centros Dia do Idoso (CDIs); Selo Paulista de Longevidade; Programa Vida Longa, entre outros. São serviços de proteção básica contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo da população idosa no estado.

Mais informações podem ser obtidas em:

https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/assistencia-social/sao-paulo-amigo-do-idoso/