6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Catarina

6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Catarina

Em Conferência Estadual, Governo de Santa Catarina anuncia construção de 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa

Escrito por Helena Maria Marquardt

 Publicado: 23 Setembro 2025

Quase 400 representantes de Santa Catarina, entre delegados e conselheiros, se reúnem nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de setembro, no hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, para a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.  No evento, que tem como tema o "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, anunciou a construção de 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa, os Capi.

O anúncio foi feito em seu discurso durante a abertura da conferência, quando ela citou o investimento de quase R$80 milhões do Governo do Estado para essa  construção, que já está em processo licitatório. “Estamos atentos às demandas, ouvindo os territórios, investindo em políticas intersetoriais e fortalecendo a rede de proteção à pessoa idosa. Com muita alegria tenho o prazer de anunciar aqui hoje que o Governo do Estado vai construir 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa, os Capi, que vão contar com piscina para hidroterapia e uma estrutura com mais de 1.000 metros quadrados e espaço para diversas oficinas e convivência e principalmente ações preventivas”, destacou.

Adeliana comentou também que hoje Santa Catarina se destaca nacionalmente como o estado com a maior expectativa de vida do Brasil. “Vivemos, em média, mais do que os demais brasileiros. Isso é motivo de orgulho, mas também de compromisso. Atualmente temos 15,56% da população com mais de 60 anos e sabemos que em 2034, o número de pessoas idosas em nosso estado chegará aos 20% da nossa população. A tendência é inevitável: estamos nos tornando uma sociedade mais longeva. E isso exige preparo e ação”, enfatizou.

A secretária citou ainda que em um esforço conjunto entre Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e Conselho do Idoso o Estado está aplicando os recursos do Fundo Estadual do Idoso que neste ano teve dois editais lançados totalizando R$ 50 milhões para financiar projetos que transformam a vida de milhares de idosos.

WhatsApp Image 2025 09 23 at 16.20.261

Já nos trabalhos em grupo, que serão nesta quarta-feira, os participantes do evento vão tratar sobre cinco eixos: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

“O objetivo da conferência é promover a proposição de ações com enfoque no envelhecimento digno e saudável; além da identificação dos desafios do envelhecimento para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa”, disse a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Sabrina Mores.

Na conferência estadual serão eleitos 30 delegados para a nacional: 18 representantes da sociedade civil e 12 governamentais. A conferência nacional ocorre de 16 a 19 de dezembro.

Jornalistas: Helena Marquardt Luciane Lemos. Foto: Joice Flores/Ascom SAS

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família