Rio Grande do Sul: 7ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa debate direitos, participação e equidade

Secretário Beto Fantinel ministrou palestra sobre envelhecimento e políticas públicas no RS
Secretário Fantinel participou da abertura e apresentou painel sobre envelhecimento e a política social -
A 7ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa está sendo realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e organização do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/RS), o evento iniciou dia 8 e encerra amanhã (10/9), no Teatro do prédio 40 da PUCRS.
O Secretário Beto Fantinel, durante fala no painel “Envelhecimento e a Política Social”, que ministrou na manhã desta terça-feira (9/9), falou sobre os investimentos da Sedes em políticas públicas voltadas para a pessoa idosa no Estado, entre eles a implantação de 46 Centros Dia, com investimento aproximado de R$ 40 milhões. Algo inédito no âmbito estadual, tendo em vista que, antes dessa iniciativa, não havia investimento do governo do Estado nesse tipo de equipamento.
Secretário ressaltou ações como o Centro Dia, investimento inédito no âmbito estadual -
“Essa conferência reforça o nosso empenho em promover, qualificar e consolidar as políticas públicas para a pessoa idosa no Rio Grande do Sul. Nosso Estado está cada vez mais longevo e temos que garantir que essas pessoas idosas vivenciem esta fase com independência, protagonismo, saúde e direitos sociais mais que assegurados. É o que buscamos com a implantação de equipamentos como os Centros Dia e o monitoramento de Instituições de Longa Permanência para a Pessoa Idosa (ILPIs) e Grupos de Convivência,” declarou o secretário Fantinel.
A presidente do CEI/RS, Ivanir Argenta dos Santos, fala da parceria com a Sedes para a realização da conferência e sobre as perspectivas pós-evento. “A Sedes é uma grande apoiadora do CEI na implementação de nossas deliberações. A 7ª Conferência está sendo um sucesso, com uma representatividade de cerca de 100 municípios e a presença de 247 delegados. Nossas palestras estão com um nível excelente sobre envelhecimento multicultural, reforçando debates trazidos nas conferências municipais”, afirmou.
Durante a manhã, também foram tratados temas como Envelhecimento no Rio Grande do Sul, na Política de Saúde, além de orçamento e financiamento na área. O encerramento da Conferência será amanhã (10/9), às 14h, após a plenária final, eleição dos 55 delegados que levarão as deliberações do Estado para a 6ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa, que acontecerá de 16 a19 de dezembro, e a leitura da ata.
09/09/2025